Gabriele Mingorance - Especialista em Direito Tributário e fundadora da União de Proteção Animal do Grande ABC -www.facebook.com/gabrielemingorancegabi -
Ao adotar um animal,tenha certeza de que:
Sua casa ou apartamento tem espaço suficiente para a espécie escolhida? Você está realmente disposto a cuidar dele por toda a vida? Cães e gatos chegam a viver de 10 a 20 anos; Nas suas férias e períodos de ausência haverá pessoas para cuidar dele? Toda a família está de acordo em receber o novo integrante? Você está disposto a arcar com as despesas de um animal? Além de amor, alimentação e abrigo, ele vai precisar eventualmente de cuidados veterinários e remédios; Ele é um ser vivo e sensível, não um produto que pode ser trocado ou jogado fora ao apresentar “problemas” ou tornar-se “obsoleto”; Se você mora em apartamento ou numa casa com um pátio pequeno, analise se você terá tempo e disponibilidade para passear com ele? (Animais necessitam de exercício físico com regularidade; Ele não ficará sozinho em casa por longos períodos? Cães deixados presos latem, choram, ficam estressados e, com isso, acabam “aprontando” para se distrair. Caso não seja da cidade onde o cão será adotado, quando for embora tem como levá-lo? As despesas com o transporte dele cabe dentro do seu orçamento?
CUIDADOS FUNDAMENTAIS PARA A SAÚDE DO SEU ANIMAL -
Uma única vez: castre o animal. É um ato de compaixão que fará com que ele tenha uma vida mais saudável e fique com você muito mais tempo. Diariamente: Muito importante: o seu animal não pode comer qualquer coisa, ração de qualidade Premium ou Super Premium é o recomendado. Mensalmente: O ideal seria que o seu animal tomasse banho quinzenalmente. Banhos frequentes removem a defesa natural da pele do animal e podem acentuar problemas de ouvido; Se onde você mora existe uma grande infestação de carrapatos, você deve fazer um controle mensal dos mesmos, passando produtos apropriados em seu quintal e em seu cão/gato. O carrapato transmite doenças (também para humanos), que podem inclusive ser fatais ao animal, bastando a picada de um carrapato infectado.