Graziela Garavati – Designer de Interiores – Diretora Abd Baixada Santista/ ABCD www.grazielagaravati.com.br - Grazielagaravati@gmail.com –
Montar o quartinho do bebê é uma etapa muito importante, mas também uma tarefa difícil, as futuras mamães com a mistura de ansiedade e inexperiência e a enorme variedade de itens que encontramos hoje no mercado, ficam um pouco perdidas, sem saber se estão escolhendo os itens mais adequados para o quartinho.
Aqui vão algumas dicas para ajudar as mamães de primeira viagem a montar o quartinho dos sonhos para seus futuros bebês, e transformar esse cantinho tão especial em um espaço funcional, aconchegante, agradável e bonito para ambos:
Primeiramente quando começamos a projetar o espaço do bebê temos que escolher o melhor cômodo da casa para acomodá-lo, normalmente optamos pelo quarto mais próximo ao quarto dos pais, para facilitar nos primeiros meses.
O que o bebê necessita principalmente nos primeiros meses é um ambiente tranquilo, de fácil acesso, para atende-lo com rapidez quando necessário, colocar muitos enfeites além de causar um desconforto visual também acumula pó.
Em se tratando de cores o ideal é escolher cores suaves, tons pastel, para garantir aconchego e tranquilidade, que ajudam a relaxar e descansar, caso a mamãe goste de uma cor mais forte e vibrante a dica é aplica-la com cautela fora do alcance visual do bebê, para não gerar agitação ou stress no pequeno, na verdade o que o bebê precisa é de um espaço acolhedor e não um local cheio de estímulos e cores, deixe esses itens para a brinquedoteca.
Item de muita importância e destaque é a iluminação, aposte em luzes indiretas, como abajur, ou iluminação nas paredes, nichos, além de ficar um charme é super útil nas trocas e mamadas noturnas. Opte por Dimers que regulam a intensidade de luz, será muito útil.
Outra dica bacana é a instalação de caixas de som tanto no quartinho como no banheiro do bebê, a música funciona como um tranquilizante, ajudando no relaxamento e serve também para marcar momentos como hora do banho, de dormir, facilitando a comunicação e interação entre mãe e filho.
Na hora de escolher os móveis fique atenta as dimensões, poucos centímetros fazem a diferença nesse espaço, quando se tratar de espaços reduzidos uma boa opção são berços com gavetas e trocador acoplado. Peças multifuncionais sempre é um bom investimento, por exemplo o berço que vira mini cama e ainda pode virar uma escrivaninha, opções desmontáveis para viagens sempre é interessante. Verifique as alturas do estrado, se possui a posição anti-refluxo e se possui a grade móvel que ajuda muito no dia a dia. Tão importante quanto o berço e o trocador a poltrona para amamentar é peça chave se tratando de funcionalidade, ter um local adequado para amamentar o bebê facilita a rotina tanto da mamãe como do bebê, escolha uma poltrona de material de fácil manutenção e limpeza, com uma cor neutra que possa ser utilizada em outro cômoda da casa futuramente. Em quartinhos pequenos essas poltronas podem se abrir transformando-se numa cama auxiliar para babás.
Os cestos decorativos além de charmosos são práticos e funcionais, para estimular o desenvolvimento use espelhos colados na parede ou na porta de armário, os pequenos adoram se observar e aprendem com esse exercício.
Uma forma de abafar ruídos e vestir o ambiente, os papéis de parede, tecidos, tapetes e forros com rebaixo agregam charme e acústica, mas é muito importante ficar atenta na manutenção desses itens, que auxiliam na absorção de luz, ruídos mas juntam muito pó e causam alergias. Piso de vinil além de ser apropriado é de fácil manutenção.
Item indispensável na decoração desse cantinho, os acessórios exercem papel fundamental tanto para embelezar, compor e ambientar, como no papel funcional . Eles fazem a diferença no projeto, podem seguir um tema escolhido pela mamãe ou ser mais neutro sem nenhuma temática, mas na rotina diária facilitam e organizam o quartinho, consequentemente embelezam o local!
Todas essas dicas e considerações devem levar em conta as normas de segurança da ABNT, móveis que seguem esse padrão e essas normas são os que oferecem segurança para você e seu filho, outra dica simples é a substituição do vidro pelo acrílico, e cuidado para não escolher peças com cantos, quinas ou pontiagudos.