Roberta Pavan – Empresária/ Parceira do Escritório Vieira Tavares Advogados - https://www.vieiratavares.com.br/ Membro consultora da Comissão de Estudos de Direito da Moda da OAB/SP / Vice- presidente da Comissão de Estudos de Direito da Moda da OAB/SCS
Dentre os variados temas que a moda nos oferece, temos os códigos de vestimentas, ou melhor dizendo Dress Code que define a maneira adequada de se vestir para ocasiões ou um grupo social particular, como exemplo a área do direito que exige uma apresentação formal (Lounge Suits: costume + gravata para o homem e o terninho para a mulher).
Sendo certo que uma boa apresentação pessoal é fundamental em todas ocasiões de nossas vidas, inclusive a profissional. Nesta vertente, o que manda nesse Dress Code são os valores da empresa, os mercados aonde ela atua, o tipo de produto ou serviço que ela vende, para quem é vendido etc. Por isso, profissionais não devem deixar de ser empreendedores, principalmente de si mesmos. Modo que necessário estudar todo contexto do marketing pessoal, a forma como se veste não se limita apenas a figura profissional, mas utiliza de estratégias para fortalecer seu nome e sua imagem, objetivando atrair maior atenção e influenciando outras pessoas a enxergá-las.
Certamente, necessário ponderar qual a impressão de que você transmite utilizando sua imagem, fazer disso um diferencial que impulsione
sucesso, que seja referência para seus clientes. Lembre-se em qualquer área, cliente sempre pondera se vale a pena o preço que é cobrado pelo trabalho, pelos benefícios que você oferece, e acredite, um desses benefícios que se considera é a apresentação pessoal. Há milhões de profissionais especializados em diferentes seguimentos e ramificações, então qual será o seu diferencial?
Como ganhar destaque diante das artimanhas do mercado?
Acredite, o primeiro ponto é a sua aparência física e do seu negócio, afinal, a primeira impressão é a que fica, é através da mensagem da vestimenta que transmitimos o espírito do negócio. De sorte que partimos do parâmetro de que o cliente te avalia por uma espécie de balança, traçando uma ponte do seu aspecto pessoal, comportamental e da sua equipe, contextualizando o “todo” do seu negócio.
Assim uma boa aparência é a alma do negócio, quando temos uma apresentação pessoal agradável aliada a uma boa postura profissional, geramos um valor mental no cliente, ele terá uma experiência diferenciada. Pense que o tempo do seu cliente é precioso e ele precisa, ao menos, ter uma boa experiência visual, automaticamente se sentirá único e especial, experimentará algo que ele jamais teve nos demais concorrentes. Destarte, atitudes simples geram valores imensuráveis, gerando credibilidade profissional, criando uma relação de confiança e respeito.
Concluindo, moda faz parte do nosso dia-a-dia, é um gesto comportamental diante da sociedade e para cada um de nós, à medida que o que vestimos diz quem somos e quem queremos ser.