Armando Corujeira – Especialista em Marketing Digital e Professor -
No dia 06 de outubro, ministrei uma palestra online para os alunos da EME Prof.ª Alcina Dantas Feijão que fica localizada aqui na cidade de São Caetano do Sul. A palestra mostrou alguns números que gostaria de compartilhar com vocês. Sabe aquele “Li e concordo com os termos”? Pois é, 91% das pessoas concordam sem ler os termos. Vocês acreditam?
Só que devemos entender que não há flexibilidade, ou você concorda e entra ou não concorda e fica fora de alguns serviços disponíveis na rede. Somos mais de 7,79 bilhões de pessoas nesse planeta. No Brasil, 211,8 milhões. São mais de 4,57 bilhões conectados em todo o mundo (59% da população mundial). Aqui no Brasil chegamos a 71% da população de internautas. São mais de 150,4 milhões de pessoas conectadas através de qualquer dispositivo. Se formos pensar apenas em dispositivos móveis, chegamos a 97% de usuários no Brasil e 91% no mundo. Percebemos que as pessoas usam mais a internet quando estão realizando outras tarefas. Quando estamos no celular, normalmente somos multitarefas. Estamos vendo TV e navegando na internet, treinando e ouvindo músicas e muitas outras ações diárias. O brasileiro fica em média 4h 41 min usando a internet pelo celular. No restante do mundo a média é um pouco menos: 3h 29min.
Em 2013, a média nacional era de 84 minutos contra 74 minutos no restante do planeta. É meus amigos, as coisas mudaram. As pessoas não conseguem ficar mais desconectadas. Para vocês terem uma ideia, nesse período de isolamento houve um aumento de 70% no uso de Smartphones, 47% de aumento no uso de Laptops e 33% de aumento no uso de desktops. Televisão ou outro dispositivo que transmita informação por Streaming aumentou o consumo para 32%. Nesse período, as pessoas assistiram mais filmes e outros serviços de streaming (aumento de 54%), uso dos dispositivos para interagir em redes sociais (43%), envio de mensagens via app (WhatsApp, Telegram, etc. aumento de 42%) e ouvir músicas por streaming (Spotify, Deezer, etc. – 37%).
Esse nosso papo com números não acaba por aqui. Teremos uma sequencia deste artigo para mostrar para vocês que estamos alinhados com o consumo mundial em muitos outros quesitos, isso quando não ultrapassamos a média internacional. Isso ocorre com o consumo de notícias online. O brasileiro consome muito esse tipo de conteúdo, mas vou deixar isso para iniciar o próximo artigo.
Pessoal, nos vemos em breve. Até mais.