Armando Corujeira - Professor, especialista em tecnologia e Marketing Digital -
Olá pessoal. Em épocas de coronavírus, muitas empresas estão optando por realizar suas tarefas a distância.
A vida tem que seguir, mas com segurança. Portanto, as reuniões que eram feitas de forma presencial podem ser realizadas de forma mais segura de forma online. Isso poupa tempo, evita-se o caos do deslocamento e de engarrafamentos e também permite, em alguns casos, que se grave o encontro para que ele possa ser revisto posteriormente.
Mas, quais programas podem ser utilizados para que esse trabalho possa ser feito? Falarei de dois:
Google Hangouts Meet – Esse aplicativo do Google oferece chamadas de vídeo pelo celular ou para PC. Sua interface é simples e permite com que até 30 pessoas possam estar conectadas ao mesmo tempo. Com a pandemia que está ocorrendo, a Google liberou até dia 1° de julho a utilização de até 250 pessoas na mesma videoconferência.
Os participantes podem ser convidados por email ou por link enviado para outras plataformas de comunicação para que a chamada seja efetuada.
O meet é integrado ao G Suite e a participação de reuniões podem ser feitas a partir de um evento do Google Agenda ou convites descritos anteriormente.
Todos os streamings de vídeo e áudio estão protegidos por criptografia. Isso permite segurança mesmo estando fora da empresa.
Algumas versões de GSuite (Enterprise), permitem a gravação da reunião. Outras versões não. Esse sistema está disponível para Windows, Android e IOS.
Zoom Cloud Meeting – Essa solução permite encontros com até 1000 pessoas.
Possui estabilidade de conexão para qualquer dispositivo utilizado.
Ele tem foco empresarial, mas uma versão gratuita e que possui menos recursos está disponível.
O criador do evento envia um link por email ou outro meio de comunicação na internet e via navegador ou aplicativo poderá entrar.
Esse aplicativo permite que os encontros sejam gravados. Os vídeos são HD e áudio de alta qualidade.
O Zoom trabalha com sistema de calendários também e possui extensões para Chrome, Firefox Add-On e plugin do Microsoft Outlook.
A versão gratuita recebe no máximo 100 participantes com 40 minutos de reunião. Existem outras versões: Profissional, Corporativo e Empresarial que variam de 14,99 dólares por mês a 19,99. Para saber mais detalhes é interessante entrar no site: zoom.us/princing e ver a melhor opção para seus encontros.
Esse sistema também está disponível para Windows, Android e IOS.
Existem muitos outros, mas os que uso normalmente são esses. Em alguns encontros utilizo o Google Meet pela praticidade (sem uso de aplicativos) e há momentos que prefiro usar o app do Zoom para gravação do encontro.
Espero que tenham gostado das dicas.
Bom trabalho para todos.
Até mais!