Armando Corujeira Jr. -
Fala pessoal!
Apesar de muitas empresas ainda continuarem trabalhando no formato remoto, outras retornaram de forma híbrida e até mesmo completamente no formato presencial. Mas, graças às ferramentas tecnológicas disponíveis, as equipes podem se reunir e realizar as suas tarefas à distância, independente do formato de trabalho. Hoje veremos algumas soluções separadas em ferramentas de videoconferência e ferramentas de escritório. Vamos lá!
Videoconferência – As ferramentas mais populares são o Google Meet e o Zoom, mas existem outras soluções muito interessantes também e que algumas empresas adotaram como ferramentas oficiais. Veremos um pouco das características de cada uma delas:
- Google Meet – Na versão gratuita permite reuniões com até 100 pessoas.Tem recurso de legendas automáticas, compartilhamento de tela e integração com o Google Calendar. O tempo máximo da reunião no pacote gratuito é de 60 minutos. Gravações das reuniões só estão disponíveis nas versões pagas.
- Zoom – Na versão gratuita você poderá ter até 100 pessoas na mesma transmissão. O tempo máximo da reunião é de 40 minutos. Planos Pro, Business e Enterprise são pagos, mas oferecem espaço de armazenamento e um número maior de participantes por reunião e opções de realização de Webinars. Possui versões para celular e desktop.
- Microsoft Teams – As equipes podem criar canais de discussão de temas específicos, conversar entre si de maneira privada, disponibilizar arquivos e organizar reuniões, mesmo com pessoas fora da corporação. Também é possível, realizar chamadas telefônicas com usuários do Skype. As informações de todas as contas registradas no Teams são protegidas por meio da autenticação multifatorial (MFA) e não são usadas para fins publicitários. Até 1.000 convidados podem participar de uma reunião Teams e interagir usando chat, áudio e vídeo. Os convidados também podem participar de uma reunião que já tem 1.000 participantes (até 10.000) como participantes somente para exibição.
- Cisco Webex Meetings – Similar ao Zoom, você poderá fazer reuniões com 100 participantes e qualidade de vídeo HD. Permite compartilhamento de tela, área de mensagens, quadro interativo e sala pessoal.
Ferramentas de escritório – Se você quiser usar ferramentas de escritório de forma gratuita e com riqueza de propriedades é só ter uma conta de Gmail e usar os programas de escritório do Google. Usar o Google documentos, Google planilhas, Google Apresentações e muitos outros recursos do próprio Google podem ajudar muito as equipes que estiverem trabalhando de forma remotamente sem custo. Use os programas como se estivesse usando o concorrente pago. Para compartilhar os documentos com os membros da sua equipe, basta compartilhá-los como editor (permite com que os colaboradores alterem o documento livremente), leitor (na verdade, nesse caso a pessoa que recebeu o aviso de compartilhamento poderá apenas visualizar o documento) e comentador (essa pessoa pode colocar comentários em lugares pontuais documento, mas não edita o documento). Portanto, esse status de compartilhamento permite escolher quais serão os membros da equipe que colaborarão diretamente com a construção do documento e quais apenas pontuarão algumas informações em caixas de diálogo ou apenas o lerão. Duas alternativas para as ferramentas do Google são o Zoho e o Nuclino.
O Zoho Docs faz parte do Zoho Office Suite, que combina bastante com a funcionalidade do Google Workspace (antigo G Suite) e até o excede em muitos aspectos. O editor inclui opções de formatação altamente avançadas, permitindo que você crie belos documentos com layouts personalizados e a marca da sua empresa. Seu editor o torna um concorrente sólido não apenas para o Google Docs, mas também para o MS Word.
Nuclino é uma alternativa leve e rápida ao Google Docs. Ele tem tudo o que a maioria dos usuários adora no Google Docs: edição colaborativa em tempo real, salvamento automático de alterações, histórico de versões, comentários e muito mais. As opções de formatação são menos extensas, pois o Nuclino prioriza a facilidade e a velocidade da experiência de edição e ajuda a manter sua documentação consistente. Vamos continuar falando sobre outras ferramentas em outro momento. A pandemia fez surgir um mundo de recursos online que, talvez, levasse anos para acontecer. Vamos aproveitar esses recursos para aumentar a nossa produtividade. Espero que tenham gostado. Até mais!