Graziela Garavati – Designer de Interiores – www.grazielagaravati.com.br – grazielagaravati@gmail.com - É unânime! Ingo Maurer é referido sempre como um gênio da iluminação mundial! E quando citamos seu nome, a primeira imagem que nos vem em mente, é a luminária com asas de anjo, Lucelino. Prêmios diversos… Filho de pescadores, seus objetos estão em diversos museus em países como Japão, Holanda e Alemanha. A Bulb, de 1966, um de seus primeiros itens, está incluído na coleção permanente de design do MoMA, em Nova York.
Escrevi este artigo no ano de 2015, três anos se passaram e tanto o texto quanto as imagens continuam mais que atuais, pois estamos falando de um ícone do design, do mais puro e verdadeiro design, o que transcende, transmuta, transforma, perpetua… não tem lugar, tempo ou data… atemporal e imortal.
E assim que deve ser, e será! Não vamos ver como uma perda para o design sua partida, mas sim reafirmar e perpetuar seu nome, suas obras de arte, seu legado, sua essência…seu Design!
Neste ano de Euroluce no Isaloni, ele recebeu um espaço todo especial, que levou seu nome, sua marca, e apresentou toda sua personalidade. Impossível pensar em semana de design em Milão, em Euroluce e automaticamente relacione ao nome dele. Considerado hoje um dos principais e mais criativos designers de iluminação do mundo, se existe um gênio da lâmpada, só pode ser ele!
Ingo Maurer, nasceu na Alemanha, estudou design em Munique, mas foi trabalhar nos Estados Unidos. Depois de alguns anos voltou a seu país e fundou a Design M, uma companhia de lâmpadas manufaturadas e com diversas peças de design autoral. Hoje em dia a marca foi rebatizada de Ingo Maurer GmbH. Sua marca foi a primeira a trabalhar com LEDs orgânicos –OLEDs – e em parceria com a empresa de cerâmicas OSRAM ele brilhou na exposição de Frankfurt.