Kleber Werneck -
Projeto
O polêmico projeto que estipula a distância entre postos de gasolina e escolas em São Caetano finalmente foi aprovado pela Câmara. A nova legislação proíbe apenas que postos e escolas não sejam vizinhos de muro. Antes a distância mínima era de 300 metros. Para aprovar a matéria o governo teve que trabalhar bastante. A maioria dos vereadores do G-11, grupo independente, votou a contragosto pela aprovação.
Estratégia
A aprovação do projeto dos postos de gasolina só foi possível após muita pressão do Governo de São Caetano. Nos bastidores os vereadores reclamavam que a proposta iria gerar uma grande especulação imobiliária na cidade. Mas, o governo bateu o pé e ameaçou endurecer com o vereadores em outras questões. O G-11 avaliou que seria melhor aprovar a matéria e garantir uma boa relação entre os poderes no futuro próximo.
Independência
Apenas dois vereadores do G-11 votaram contrários ao projeto dos postos de gasolina: Marcel Munhoz (PPS) e Fábio Palácio (PR). Os dois mantiveram a posição adotada no ano passado, quando o projeto deu entrada na Câmara pela primeira vez. A postura dos dois vereadores, inclusive, motivou o rompimento de ambos com o governo. Desde então a dupla adotou uma posição de independência.
Emoção
O vereador Fábio Palácio usou a tribuna da Câmara, na última terça-feira, para fazer um depoimento emocionante. Ele agradeceu a Deus pela nascimento de sua segunda filha, Manuela. A menina nasceu prematura de 31 semanas, com 2.020 quilos. Ainda está na UTI, mas o quadro de saúde já evolui bastante. “Tenho certeza que a mão de Deus agiu, através dos médicos e de todos os funcionários daquele hospital”, disse em seu discurso e depois foi bastante aplaudido