Helen Granzote – Arquiteta e designer de Interiores -
Toda vez que você pensa sobre o futuro, o futuro é uma possibilidade, é um pensamento virtual.
Se o pensamento é virtual, eu, como arquiteta, materializo a ideia criativa se o cliente permitir, der a oportunidade e se der a chance de ser autor da própria história, sair do mundo dos sonhos e agir.
O sonho de ter, por exemplo seu apartamento decorado como você desenvolveu no seu castelo virtual. Você começa criando cenas e histórias, depois acha, conhece a pessoa certa para compartilhar seus desejos e entrega-los para a materialização.
Tudo isso parece bem intrigante, mas é assim mesmo que a mente funciona.
No meu trabalho, além de todas as técnicas de ergonomia, conforto, iluminação, combinação de cores e muito mais, preciso ser uma diretora de cinema notável, para captar o pensamento virtual dos clientes e criar personagens, ambientes e circunstâncias com a fluidez exata, na medida do sonho e desejos de cada um.
O personagem que estará sentado nesse sofá, que é ergonômico e tem a medida perfeita, vendo a TV, que está a 1.30m de altura do piso, no seu eixo e alcança o olhar atento dele. O personagem que pode olhar a integração da sala e saber que está inserido e acolhido no seu amor de seu mundo familiar, na sociedade e no trabalho, que propiciou tudo isso que ele realizou.
E assim, esse personagem se torna protagonista do roteiro de sua própria história. Fico muito feliz em ser a ferramenta de materialização e execução desse e de muitos outros personagens que já passaram pelo meu caminho, nesses 14 anos de jornada na Arquitetura. Gratidão.