Leandro Martins -
Como todo final de ano, é comum que as pessoas parem, reflitam e façam pequenos balanços sobre a vida pessoal e profissional. A passagem para o ano novo fecha determinados ciclos, abre outros e faz com que as esperanças sejam renovadas nos corações.
Portanto, gostaria de agradecer ao Jornal Giro ABC e ao Denis Striani, pelo espaço que me ofereceram em 2015. Quando disse a alguns amigos que escreveria uma coluna sobre esportes em um jornal local do ABC, muita gente me questionou: “Você não acha que ser colunista é uma exposição muito grande? E quando tiver de tocar em assuntos espinhosos?”
Para ser um colunista, é preciso ter bagagem, conhecimento e coragem. O colunista sempre se expõe e mostra com clareza seu posicionamento sobre determinados assuntos. Principalmente, os mais polêmicos. Assim como o jornalista, o repórter não pode ter medo de perguntar, o colunista não pode ter receio de se expor, tomar partido, analisar com isenção e colocar o dedo na ferida.
Porém, a crítica deve ser feita de maneira consciente, honesta e digna. É claro que o jornalista não acerta sempre. Quando erra, deve admitir que falhou. Nem todos irão concordar com suas posições e suas análises. Ruim? Pelo contrário. Opiniões suscitam o debate, a troca de ideias, permitem olhar uma situação ou cenário por vários ângulos.
O jornalista é aquele cara que investiga, fuça, pergunta. E, muitas vezes, os fatos que divulga mexem com interesses de muita gente. Neste ano, faço um balanço extremamente positivo das colunas do Giro ABC. Não só da minha, como dos textos dos colegas que contribuíram com enorme conhecimento para abrilhantar o conteúdo do jornal.
A cada uma das 43 colunas escritas, um novo desafio, a busca por um tema interessante. Tenho certeza de que este foi um ano de conquistas. Para todos nós. E também para você, amigo leitor. Por isso, a coluna de hoje foi apenas reflexiva e retórica. Nada pesada. Só leveza para esse fim de ano. Desejo que seu Natal seja maravilhoso, na paz e com muito amor e harmonia em sua família. E que o ano novo venha repleto de mais conquistas, desafios e oportunidades! Um forte abraço e até 2016!