Armando L. S. Corujeira Jr. – Especialista em Marketing Digital e Professor -
Quem é do mundo da tecnologia não se surpreende com tantas novidades em um mundo que é praticamente invisível para muitas pessoas que não são da área.
Esse mundo existe e muitas empresas já estão vivendo experiências inéditas neles. Mas, quais são as empresas que estão apostando nesse universo paralelo?
Empresas de tecnologia estão envolvidas, é claro, mas, empresas de outros segmentos estão investindo nessa inovação.
Empresas ligadas à moda e vestuários virtuais, por exemplo, estão seguindo firmes. Sim, moda virtual.
Empresas como Gucci, Dolce & Gabbana, Adidas estão criando coleções exclusivas nesses mundos.
Empresas de jogos online, como Fortnite e Roblox são fortes quando o assunto é metaverso. Muitas empresas se associam e tornam o mercado ainda mais atrativo para quem gosta de consumir produtos virtuais.
O exemplo disso é a parceria Nike e Roblox. Ah, não pode ser verdade.
É sim, e tem até um mundo só da Nike, o Nikeland. Esse é o metaverso da Nike dentro do jogo Roblox.
Ainda no Universo Roblox, a Vans cria uma experiência de skate.
No Vans World, você pode criar seu próprio skate virtual e tênis da marca Vans! Você pode ainda personalizar acessórios e vestuários decorando seus avatares.
Outras empresas de outros segmentos merecem destaque
No segmento da alimentação, a cadeia de restaurantes do McDonald ‘s já registrou seus pedidos de patente no Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos recentemente.
Eles também registraram patentes sob sua marca de café – McCafé, que irá muito além do segmento de alimentos e bebidas e irá oferecer “concertos online reais e virtuais”.
Outra empresa que merece destaque, desta vez, uma empresa brasileira, é a Natura.
A empresa de beleza promoveu neste último dia 1º de abril um encontro virtual com a celebração da liberdade no DO LADO, o festival de Natura Humor e Faces no metaverso!
Para acessar o mundo onde o festival ocorreu era preciso acessar o link: A liberdade está do lado e curtir o evento. Você conseguia acompanhar pela página oficial da marca no TikTok.
Como podemos ver, isso é apenas o começo. Novas possibilidades de mercado, de
entender comportamento de usuários e de consumidores e novas oportunidades de
negócios e de novas formas de se trabalhar.
O mundo está em constante movimento e devemos acompanhar essas mudanças.
Até a próxima.