Armando L. S. Corujeira Jr. – Especialista em Marketing Digital e Professor -
Olá, pessoal!
Hoje, vou mostrar algo muito interessante que me chamou a atenção e quero compartilhar com vocês.
Vocês já ouviram falar do site Mighty?
O Mighty é um programa de empreendedorismo revolucionário para crianças a partir de 8 anos. Isso mesmo, C-R-I-A-N-Ç-A-S.
Não testei aqui no Brasil, pois não tenho filhos, mas não custa verificar se operam mundialmente. É claro, que é importante observar se tudo está alinhado com as nossas leis. O intuito do artigo é mostrar como as coisas estão evoluindo. Como tudo está acontecendo cada vez mais cedo. E, se isso é bom ou ruim, pode ser assunto para um outro artigo, não é mesmo?
Bom, voltando…
Nesta plataforma, as crianças operam as suas próprias lojas. Essa startup sediada em Los Angeles é uma espécie de Shopify que convida crianças mais novas a abrir suas próprias lojas online.
O conceito partiu da própria experiência dos fundadores. Um dos fundadores, incentivou a venda de pulseiras que suas filhas estavam fazendo. A venda ocorreria de forma online.
Com isso, poderiam reforçar conceitos aprendidos na escola e também aprender sobre negócios e marketing. O aprendizado seria baseado em projeto. As crianças estão gastando mais tempo online do que em qualquer momento da história. Muitas das empresas do mundo real que antes empregavam crianças pequenas nos Estados Unidos, não o estão fazendo porque lá a idade mínima para se conseguir um emprego é de 14 anos. Aqui as coisas ficam mais complicadas.
Sabe-se que construir uma plataforma para crianças não é uma tarefa fácil. Crianças de 11 anos não têm a maturidade necessária para administrar negócios, embora um dos fundadores compare o negócio com uma barraca de limonada do século 21. Para quem não sabe, esse conceito de barraca de limonada nos Estados Unidos é uma atitude de iniciar o empreendedorismo quando ainda se é criança. Vejam que site interessante a respeito deste assunto: Lemonade Day.
Atualmente, a plataforma não permite com que as crianças vendam seus próprios itens. Elas são convidadas a vender itens de um parceiro chamado Printful que envia o item para o cliente final e a criança que usa a plataforma Mighty recebe uma porcentagem pela venda.
Os novos empreendedores também podem vender itens feitos por artesãos globais em parceria com a Mighty, a Novica.
Interessante, né?! Não podemos deixar de imaginar que isso pode incentivar ainda mais o empreendedorismo desde de cedo e fazer-nos repensar sobre o modelo de ensino que as escolas adotam atualmente. Tudo deve ser ensinado e pensado imaginando-se a vida real e a sua aplicação no mundo real.
Até a próxima!