Armando L. S. Corujeira Jr. – Especialista em tecnologia -
Nos Estados Unidos, cerca de um terço das pessoas com mais de 65 anos nunca usaram a Web. Metade deles não tem internet em suas residências (https://tcrn.ch/2WnoTYq). Pouco mais da metade que usa a rede precisa de ajuda para usar. Segundo o site https://glo.bo/2wyO8va, no Brasil, em quase dez anos, o número de pessoas acima de 60 anos que acessam a rede mais que dobrou: eram 5,7%, em 2008, superados pelos 12,6%, em 2013. O celular é o dispositivo mais utilizado entre os idosos, abrangendo 86% dos entrevistados de uma pesquisa realizada pela AVG Technologies em 2017. E 76% deles utilizam o Facebook e apenas 9% não usam a rede.
Os dias atuais, dominar a tecnologia tornou-se a chave principal para a participação de forma plena em nossa sociedade. Sem acesso à tecnologia excluiremos essa faixa etária da sociedade a desbravar um novo mundo e assim poderão piorar uma tendência que é comum entre eles: o isolamento e a solidão.
Idosos que vivem longe da família ou mesmo possuem apenas alguns entes queridos distantes, podem usar a tecnologia para se comunicar e matar as saudades. As visitas virtuais podem amenizar a solidão e estimular a coordenação motora e mesmo o raciocínio no uso das ferramentas digitais.
No início, a necessidade de ajuda se fará presente, mas com o passar da utilização de meios físicos (como o mouse, se posicionar corretamente em frente à câmera, etc.), poderão utilizar os recursos de software de forma simples e rápida e assim desbravar o mundo e rever familiares. Um dos motivos de se usar a tecnologia a favor dos idosos é afastar a solidão e permitir que a depressão, o declínio funcional e outros males da idade possam ser evitados.
Devemos, portanto, oferecer recursos e ferramentas para motivá-los a usar esses novos recursos. Em alguns casos particulares, devemos antes fazê-los perder o medo e estimular o interesse.
A tecnologia está em constante evolução e, a cada nova inovação digital, surgem desafios para os adultos mais jovens se adaptarem. Estaremos aprendendo a todo instante. A cada dia, portanto, poderemos aprender a usar os recursos, a navegar com segurança e fazer parte de um novo mundo.