Armando L. S. Corujeira Jr. – Especialista em Marketing Digital e Professor - Foto: gettyimages -
Olá pessoal, tudo bem?
E lá vamos nós falar de trabalho remoto mais uma vez.
O olhar agora será direcionado à organização.
Muitos que adotaram esse tipo de trabalho (por opção ou porque era a única forma de continuar trabalhando), precisaram, além de se reinventar, se organizar.
Penso que essa é a parte mais desafiadora para aqueles que não estavam acostumados a essa prática quando iam para o escritório.
Para que os trabalhos possam ser realizados da melhor forma possível podemos:
Criar um ambiente de trabalho dentro da sua casa
Arrume um cômodo da sua casa ou apartamento que servirá de escritório para o seu trabalho remoto. Se seu lar for pequeno, procure um canto aconchegante. Não vale deixar as coisas todas espalhadas e trabalhar deitado na cama. Procure conforto, mas crie hábitos que te permitam fazer vídeos chamadas com seu time a qualquer momento.
Manter-se em movimento sempre que possível
Dar algumas pausas programadas, levantando, alongando-se e andando um pouco podem fazer você produzir mais quando retornar ao trabalho.
Cinco minutos de pausa podem fazer muita diferença ao retornar. Eu te garanto.
Não leve o celular com você. Ande até uma janela, aprecie o que ela oferece, volte, respire fundo e siga trabalhando.
Organizar as tarefas do seu dia e da sua semana (se for possível)
Você pode organizar suas tarefas usando post-its ou mesmo aplicativos que permitam organizar tarefas. Google Keep, Evernote, Trello, Miro e muitas outras ferramentas podem auxiliá-lo no trabalho de organização das suas tarefas e da sua equipe. Falaremos delas no artigo da próxima edição.
Ah, use as notas adesivas do Windows ou o Stickies no Mac. Esses apps ajudam muito e são nativos do Sistema Operacional. Para quem usa equipamentos com o Google Chrome OS, use o Google Keep. Ele é top.
Ter um horário de início e de término.
Quem trabalha remoto tem a sensação que o trabalho não termina nunca. E quer saber? Não termina mesmo [rsrs]. Trabalhar remoto requer começo, meio e fim de projetos. As coisas não podem ficar perdidas e sem um cronograma. Mesmo que algo aconteça, trabalhar um pouco mais em um dia ou outro não há problema. O que não pode acontecer é isso virar rotina.
O planejamento das atividades deve contemplar “fechar a lojinha”, descansar para, no dia seguinte, começar animado e com força total.
Por isso, quando chegar a hora de “ir para casa”, não continue só porque está trabalhando em casa.
Se possível, colocar uma música ambiente para que o trabalho seja mais produtivo.
Sabemos que trabalhar por muitas horas, sozinho e em casa requer muita saúde mental. Uma música ambiente, com volume moderado, pode fazer toda a diferença.
Ah, mas tenho filhos. Como fazer?
Tudo é uma questão de mostrar o quanto o seu trabalho é importante para a família e o quanto a família é importante para você.
Se o casal trabalha e tem um filho(a) pequeno(a), terão que ter ajuda.
As pausas poderão ser maiores para dar atenção aos pequenos, mas sem perder a produtividade. Não existem regras rígidas. Tudo é uma questão de combinar com o empregador, ou se forem donos do próprio negócio, como irão organizar os trabalhos e as entregas junto aos clientes.
O que vale e deve ser analisado é o equilíbrio e o bom senso de quanto parar e quando seguir.
Espero que tenham gostado das dicas.
Bom trabalho e até mais!